15 de agosto de 2010

Futebol (Luta e Força)

Meus caros blogers, neste post irei falar do futebol, para mim tudo o que este significa e tudo o que errei e fiz de mal.
A minha "carreira" no futebol começou quando tinha apenas os meus 8 anos de idade, incentivado por rapazes mais velhos do meu bairro que diziam que eu defendia bem (guarda-redes). Levaram-me a ingressar no Grupo Desportivo de Samora Correia. Foi aqui que tudo começou e que tudo pode acabar, os primeiros anos no clube foram complicados por me envolver em brigas com os meus colegas de equipa.
Depois disso estabilizei um pouco e assentei,, foi aí que me desenvolvi na posição de guarda-redes, era realmente bom a defender (modéstia à parte), era baixo mas compensava com flexibilidade e reflexos. Foi nesse ano que tive pela primeira vez a braçadeira de capitão comigo, foi num jogo em que perdemos, mas nesse dia ninguém me calava, é uma sensação diferente ser capitão de equipa.
No ano seguinte decidi ir para a frente e realmente dava-me bastante bem, jogava atrás além da minha baixa estatura, e foi a jogar à frente que apareceu o meu primeiro golo, foi contra o Alverca num torneio amigável disputado na Murteira, a minha felicidade foi enorme, festejei que nem um parvo, era grande felicidade o que pairava em mim.
Um ano mais tarde tudo se complicou, não gostava do mister e ele queria à força que eu fosse para a baliza devido ao facto de só ter-mos um guarda-redes na equipa, mas eu tinha-me apaixonado por jogar à frente, mas nunca esquecia a enorme felicidade de ser guarda-redes. Quando tive o meu primeiro ano de iniciados mais uma vez foi bastante complicado, os meus pais encontravam-se numa fase difícil e eu abdiquei do futebol por não me sentir bem para a disputa do desporto devido aos grandes problemas em casa.
No entanto, nos dois anos seguintes as coisas correram bastante melhor, e no segundo ano de iniciados voltei à baliza para ser suplente , lutei bastante por conseguir um lugar, mas nunca me foi "oferecida" a hipótese de brilhar na baliza do clube, mas esse ano foi complicado, começei à frente mas depois de uma lesão que me tirou quase dois meses de competição tive de renunciar para a baliza mesmo depois de recuperado de lesão porque sentia algumas dores no pé.
Como juvenil de segundo ano a época foi bastante proveitosa a nível pessoal mas fraca a nível  colectivo, pois acabámos por descer para a segunda divisão distrital quando tínhamos equipa para lutar pelos lugares cimeiros da tabela classificativa.
A contrastar com isto, na época transacta foi tudo deslumbrante, a cima de tudo éramos uma equipa muito unida e éramos fortes no colectivo. Na primeira fase do campeonato de Juniores fizemos um campeonato de luxo estando 7/8 jogos (não me recordo ao certo) sem sofrer nenhum golo no campeonato, fomos campeões da primeira fase, o que nenhuma equipa do Samora havia conseguido nos últimos anos. Começou a segunda fase do campeonato distrital e as coisas começaram mal para os nossos lados, não éramos regulares mas um jogo magnífico da nossa equipa veio virar os acontecimentos, fizemos um excelente jogo contra a melhor equipa do grupo, mas não conseguimos a vitória, tivemos várias oportunidades de golo mas falhamos todas. Esse jogo serviu de impulso para a equipa recuperar o fulgor mas já era um pouco tarde para conseguirmos fazer um brilharete neste campeonato. Acabámos bem classificados no campeonato e a direcção ficou bastante satisfeita com o nosso desempenho ao longo da temporada.
Para a próxima temporada tenho vários objectivos, o principal era de erguer a braçadeira de capitão (missão difícil), e o segundo é de voltar a marcar golos. A nível colectivo espero que façamos uma grande temporada. Mas tive momentos nesta temporada em que quis desistir de tudo e foi nessa altura que a minha ex namorada mais me apoiou e me deu força para lutar sempre pelos meus objectivos, nisso tenho de lhe agradecer imenso.

Alguns dos jogadores utilizados no torneio do CADE (3º classificados)

2 comentários:

  1. Luta por todos os teus objectivos :)

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado Sílvia, podes ter a certeza que vou lutar. Vai ser complicado mas irei lutar.

    Obrigado por acompanhares as minhas pequenas memórias. :D

    ResponderExcluir